Inscrições abertas

O blog E.M. esteve "inativo" por mais de 1 ano, porém estamos reestruturando-o e reatualizando todas as postagens e links, e também estamos realizando melhorias e mudanças, as quais logo logo esclareceremos neste espaço.

Pedimos desculpas e paciência pelos transtornos!

Se você tem um blog e escreve sobre temas ligados a educação, CADASTRE-SE.

Obs.: Iniciaremos as novas publicações a partir de 01/12/2018, porém você já pode fazer o cadastro de seu blog.

Pesquisar este blog

4 de mar. de 2013

Dinâmica do Sorteio no Educadores Multiplicadores

(Publicado em 05/07/13) Para tornar o nosso sorteio mais transparente e participativo, criamos a nossa própria dinâmica para o sorteio do curso de pós-graduação. Leia com atenção. 

(SORTEIO ENCERRADO)

O encerramento para o sorteio é dia 30/08 às 20h:00, nesse mesmo dia entraremos em contato com três multiplicadores e pediremos que estes deixem um comentário cada, em uma determinada postagem. Nestes comentários, cada um vai escrever uma série de três números de forma totalmente aleatória de 01 até o Nº máximo de participantes. (Exemplo: 57 – 198 – 03).

Então, são três séries, genericamente ficam assim:

Primeiro comentário: G, B, Z. (1ª, 2ª, 3ª posição)
Segundo comentário: P, J, A.
Terceiro comentário: M, T, w.

À primeira vista os cálculos parecem complicados, confusos, mas na verdade são bem simples e, você não precisa se preocupar com eles.

Como ninguém sabe quem serão os escolhidos para enviar os comentários, poderão coincidir números iguais nas mesmas posições. Assim todos terão as mesmas chances no sorteio.

(Os nomes dos três multiplicadores e as três séries com os cálculos serão divulgados juntamente com o ganhador do sorteio, de maneira muito transparente.)

Saberemos o ganhador baseado no seguinte cálculo:

Ganhador = (G+P+M)/3

Iremos somar os três primeiros números, o primeiro de cada série (G, P, M) e dividir por 3 (o nº comentário).

O resultado do cálculo acima coincidirá com um dos números gerado pelo formulário (que também será divulgado) em nossos arquivos, através do Google docs. E assim, teremos o GANHADOR.

Se por alguma razão o blog sorteado não estiver cumprindo as regras para sorteio, faremos os mesmos cálculos, só que agora pegando o segundo número de cada série:

Ganhador = (B+J+T)/3; se ocorrer a mesma condição acima, utilizaremos o terceiro número de cada série: Ganhador = (Z+A+W)/3.

Se nenhum dos três cálculos revelarem o sorteado, faremos o seguinte:

Vamos imaginar que os resultados dos cálculos acima são os seguintes:

Ganhador = (G+P+M)/3 = 88
Ganhador = (B+J+T)/3 = 6
Ganhador = (Z+A+W)/3 = 159

Iremos somar os três resultados e dividir por três, assim:

GANHADOR = (88 + 6 + 159)/3 = 253/3 = 84,3; considerando apenas um nº após a vírgula e obedecendo as regras de arredondamento.

Agora, como o nº gerado pelo formulário do google docs é um número inteiro, o resultado fica assim:

Se esse número após a vírgula for igual ou inferior a cinco, o resultado será arredondado para baixo. E, se o número após a vírgula for maior que cinco, o resultado será arredondado para cima.

Logo, pelo exemplo acima, o resultado que é 84,3; passará a ser 84. Este é o GANHADOR do sorteio.

E se ainda, o resultado revelar um blog que preencheu o formulário, mas não cumpriu as regra do sorteio; o vencedor do sorteio será o blog de nº imediatamente anterior ao nº 84 que estiver cumprindo as regras. E, persistindo num blog inválido com as regras, o ganhador será, finalmente, o blog de nº imediatamente superior ao nº 84 que estiver cumprindo as regras do sorteio.

Note que o nº 84 é apenas um exemplo.

Repetimos, à primeira vista os cálculos parecem complicados, confusos, mas na verdade são bem simples e, você não precisa se preocupar com eles.

Boa Sorte!

Nenhum comentário: